Campeonato Francês de Futebol 2020 – Times, Classificação e Datas de Jogo

O Campeonato Francês de Futebol, também chamado de “Ligue 1” (para a primeira divisão), é um sistema de ligas de futebol da Ligue de Football Professional. Sendo o campeonato mais importante da França, os vinte melhores clubes disputam em um sistema de pontos corridos, em 38 rodadas, para ver quem é o grande campeão francês.

Sendo um dos campeonatos mais populares do mundo, com clubes bastante conhecidos internacionalmente, como o PSG, o Lyon e o Olympique de Marseille, milhões de fãs de diversos países acompanham ponto a ponto a disputa pelo título de campeão.

Porém, nem todos compreendem o funcionamento do Campeonato Francês, ou seja, como o campeão é decidido, que clubes avançam para a Liga dos Campeões ou para a UEFA Europa League, que clubes são rebaixados etc.

Se você é fã do futebol francês e deseja acompanhar melhor a edição de 2020/2021 da Ligue 1, confira a seguir tudo a respeito dela, com explicações completas a respeito do funcionamento do campeonato e muito mais!

Datas dos Jogos do Campeonato Francês 2020/2021

Datas dos jogos Campeonato Frances de Futebol 2020

Classificação da Ligue 1 2020/2021

Como a edição de 2019/2020 da Ligue 1 ainda não terminou, uma vez que ela terminará apenas em maio de 2020, não há nenhuma informação a respeito da classificação da Ligue 1 de 2020/2021, já que nem mesmo os clubes foram decididos (pois não sabemos que clubes permanecerão na primeira divisão, que clubes cairão e que clubes subirão da segunda divisão).

Classificação Campeonato Frances Classificação Campeonato Frances

Clubes da Ligue 1 2020/2021

O mesmo se aplica aos clubes presentes na Ligue 1 na edição de 2020/2021: ainda não é possível prever que clubes participarão da Ligue 1 no ano em questão, uma vez que a edição de 2019/2020 ainda não foi concluída. Muita coisa pode mudar até o final do campeonato, especialmente em relação aos clubes que serão rebaixados e os que subirão da segunda divisão.

Ligue 1 Campeonato Francês Times 2020

Fórmula do Campeonato

A Ligue 1 é disputada em 2 turnos, por 20 clubes. No primeiro turno, todos os clubes enfrentam-se uma vez. No segundo turno, os clubes enfrentam-se novamente, na mesma ordem, com a única diferença sendo os estádios, que agora são invertidos.

Por exemplo, Nice e PSG enfrentam-se duas vezes: no primeiro turno, o jogo acontece no estádio do PSG. No segundo, no estádio do Nice.

Ao todo, são 38 rodadas. Ao final delas, o clube que tiver o melhor desempenho, ou seja, a maior quantidade de pontos somados na tabela, é declarado campeão francês.

O primeiro colocado e os outros dois melhores clubes (2º e 3º colocados) ganham vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O quarto colocado, por sua vez, ganha uma vaga na fase de grupos da UEFA Europa League.

Por outro lado, os dois piores clubes são automaticamente rebaixados à Ligue 2, ou seja, à série B do Campeonato Francês, sendo substituídos pelos dois melhores da Ligue 2. O terceiro pior disputa com o terceiro melhor da Liga 2: o vencedor disputará no ano seguinte a Liga 1, enquanto o perdedor disputará a Liga 2.

Critérios de desempate

Caso ocorra empate entre os dois primeiros clubes, de modo que não seja possível inicialmente definir quem será o campeão, alguns critérios são utilizados para se desempatar a disputa. São eles, na seguinte ordem:

  • Saldo de gols
  • Gols marcados
  • Confronto direto

Ou seja, o primeiro critério utilizado é o de saldo de gols. Caso este critério não seja suficiente para desempatar a disputa, avança-se para o próximo, até se chegar no último, que é o confronto direto, definindo de uma vez por todas quem será o grande campeão francês do ano em questão.

Classificação para a Liga dos Campeões

Os três melhores clubes do campeonato, ou seja, os que somaram mais pontos ao longo do campeonato, incluindo o campeão, ganham vagas na Liga dos Campeões da Europa, indo diretamente para a fase de grupos.

Caso dois ou mais clubes empatem no número de pontos, utiliza-se os mesmos critérios de desempate a fim de decidir que clubes ficarão com as vagas.

Classificação para a UEFA Europa League

Já o quarto colocado do campeonato ganha diretamente uma vaga na UEFA Europa League. Caso seja necessário, ou seja, caso dois ou mais clubes estejam empatados na mesma posição, faz-se uso dos critérios de desempate para determinar quem ganha a vaga.

Rebaixamento

O sistema de rebaixamento da Ligue 1 é bastante peculiar. Os dois piores clubes na classificação geral, ou seja, com a menor quantidade de pontos somados, automaticamente são rebaixados para a Ligue 2, ou seja, para a segunda divisão do campeonato francês.

O antepenúltimo clube na tabela, entretanto, ainda tem uma chance de fugir do rebaixamento. Ele disputará, com o terceiro colocado da Ligue 2, em sistema de play-offs. O vencedor mantém-se ou avança para a Ligue 1, a depender da série.

Na edição de 2016/17, por exemplo, o clube Lorient terminou em antepenúltimo na tabela da Liga 1 e o Troyes em terceiro na tabela da Liga 2. Os dois clubes enfrentaram-se em dois jogos, de ida e volta, sempre a começar na casa do da segunda divisão. Troyes venceu o primeiro jogo por 2×1. O segundo jogo terminou empatado em 0x0. Com isso, Lorient foi rebaixado para a Ligue 2 e Troyes subiu para a Ligue 1.

Ficha Técnica – Ligue 1 2020/2021

Recompensas

  • 1º, 2º e 3º colocados – Classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa
  • 4º lugar – Classificação para a UEFA Europa League
  • 18º colocados – Classificação para o play-off de rebaixamento, podendo escapar do rebaixamento.
  • 19º e 20º colocados – Rebaixamento para a Ligue 2 (segunda divisão do Campeonato Francês)

Deixe seu Comentário

WebGo Content